sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Prefeitura de Salvador obtém credenciamento de novas equipes de saúde para Atenção Básica
quinta-feira 12 de setembro de 2019 às 16:24h

Prefeitura de Salvador obtém credenciamento de novas equipes de saúde para Atenção Básica

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Prefeitura de Salvador obteve o credenciamento de 103 equipes de Saúde da Família e de 102 equipes de Saúde Bucal. A medida pleiteada junto ao Mistério da Saúde foi publicada no Diário Oficial da União, através da Portaria nº 2.287, de 02 de setembro de 2019, e garantirá que a capital baiana tenha um aporte de até R$ 1,3 milhão por mês em recursos federais para o custeio da Atenção Primária.

Atualmente, a rede soteropolitana possui 304 equipes de saúde da família e 249 odontológicas em funcionamento, entretanto, apenas 239 encontravam-se credenciadas no Governo Federal e. Por esse motivo, o custeio de 65 equipes formadas por profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários, além de 102 equipes de saúde bucal compostas por dentistas e auxiliares estavam sendo mantidos com recursos financeiros exclusivamente dos cofres públicos municipais.

O credenciamento das novas equipes juntamente com a convocação de cerca de 120 médicos aprovados no último Concurso Público, além da convocação de profissionais como odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal provenientes do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), demonstram os esforços da gestão para garantir a ampliação da oferta de serviços para população soteropolitana na Atenção Primária à Saúde, evitando a superlotação das UPAs e PAs. Somente essa semana, a Prefeitura convocou 59 aprovados no Concurso Público e no REDA.

“A convocação dos novos médicos e dos servidores de diversas áreas da saúde nos permitirá preencher as equipes que encontravam-se incompletas, bem como irá assegurar que os próximos postos inaugurados em nossa cidade sejam entregues com o quadro assistencial 100% consistido. Aliado a isso, também conseguimos a habilitação das equipes junto ao governo federal que trará um importante incremento ao setor da Atenção Primária à Saúde”, comemorou o secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!