Após o anúncio da rescisão contratual com a CSN e o aviso de paralisação pelos rodoviários da empresa a partir desta segunda-feira (29), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), preparou uma operação emergencial buscando garantir o atendimento dos usuários do transporte público na bacia operada pela concessionária. A partir desta segunda-feira, o atendimento aos usuários que utilizavam as linhas operadas pela CSN será realizado através de ônibus do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec), conhecidos como Amarelinhos.
Os detalhes da operação foram apresentados em reunião na tarde deste domingo (28), que reuniu a equipe operacional da Semob e representantes do Stec. O plano emergencial irá atender os usuários de 30 linhas das 68 operadas da CSN, e foi definido levando em consideração, além da possibilidade de integração como metrô, buscar também atender os principais corredores da cidade e trechos considerados de micro acessibilidade.
Os ônibus atuarão no trecho operado pela CSN, que compreende a Estação Mussurunga e o corredor da Orla. Cerca de 200 veículos “amarelinhos” irão atuar na operação. Com isso, as linhas regularmente operadas pelo Stec estarão temporariamente suspensas, até que a situação seja normalizada.
Os usuários deverão se orientar pelo nome da linha, que ficará exposto no letreiro dos ônibus. A integração será permitida tanto com o metrô como com outras linhas urbanas – não será permitida a integração com linhas metropolitanas.
Os amarelinhos começarão a circular a partir das 4h, saindo dos bairros em direção às estações, e as últimas viagens irão acontecer às 21h, saindo das estações, e mantendo os horários da operação para o toque de recolher. A operação será acompanhada diariamente por equipes da Semob, para que sejam feitos os ajustes necessários.
Para o secretário de mobilidade, o momento é de sensibilidade. “É uma situação inusitada tanto para o transporte complementar quando para nós da secretaria, e precisaremos trabalhar em parceria para manter o atendimento aos usuários do transporte”, destacou Muller. Agentes de transportes estarão nos principais pontos da cidade para orientar os usuários sobre as alterações e garantir o atendimento adequado.
Confira abaixo as linhas que serão operadas pelo STEC a partir desta segunda-feira (29):
Lapa x HGE
Lapa x Daniel Lisboa (via Waldemar Falcão)
LB1 –Lapa x Chame-Chame
LB2 –Lapa x Barra Avenida/Barra
LB3 –Lapa x Garibaldi/Ondina
Lapa x Rio Vermelho (Cardeal da Silva)
Lapa x Caixa D’Água
Pau Miúdo x França/Campo Grande
Cosme de Farias/Estação de Brotas x Engenho Velho de Brotas/Lapa
Nordeste x Lapa
Santa Cruz x Calçada/Bonfim
Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa
Boca do Rio x Ribeira
Terminal Aeroporto x Jardim das Margaridas
Estação Mussurunga x Fazenda Grande 1/Boca da Mata
Estação Mussurunga x Mussurunga 1 Setor G/C
Estação Mussurunga x Mussurunga 2 Setor L/J
Estação Mussurunga x Parque São Cristóvão
Estação Mussurunga x Mussurunga 2 Setor H/I
Estação Mussurunga x Alto do Coqueirinho
Estação Mussurunga x Barra 3
Estação Mussurunga x Fazenda Grande 4/3/2
Estação Mussurunga x Ribeira/São Joaquim
Estação Mussurunga x São Joaquim
Estação Mussurunga x Bairro da Paz
Estação Mussurunga x Bosque das Bromélias
Estação Mussurunga x Cajazeira 11/Setor C
Estação Mussurunga x KM 17
Estação Mussurunga x Stella Mares
Estação Mussurunga x Praia do Flamengo R1
Terminal Acesso Norte x Cidade Nova/Pau Miúdo