A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou nesta última quarta-feira (27) mais uma importante estratégia no enfrentamento aos culicídeos (Aedes e muriçoca) na capital. Trata-se da termonebulização, aplicação de inseticida por meio de um equipamento que gera uma densa neblina (FOG) que se espalha pelo ar. Com este método é lançada uma mistura de inseticida e óleo mineral suficiente para eliminar os mosquitos, pois as gotículas de inseticida permanecem por um bom tempo flutuando no ar.
Nesse primeiro dia da iniciativa, agentes de combate às endemias percorreram as ruas do Bairro da Paz com para realização da termonebulização na área. Além do Aedes aegypti o produto químico é eficiente na eliminação de muriçocas. A mobilização percorrerá várias ruas do bairro da Paz.
“O intuito dessa ação é diminuir a infestação de muriçocas que, apesar de não transmitir zoonoses, acabam importunando os moradores e interferindo na qualidade do sono e no desempenho de suas atividades produtivas, eliminando de forma rápida um grande quantitativo de mosquitos em fase adulta nessas localidades prioritárias. Com a estratégia também conseguimos complementar as ações das arboviroses, eliminando também o Aedes aegypti. Com isso minimizamos a circulação da dengue, zika e chikungunya nos locais”, destacou Andrea Salvador, coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses.
Somente em 2020, foram notificados 4.332 casos de dengue, 2.914 de chikungunya e 449 ocorrências de zika no município.