A prefeitura da capital baiana, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) iniciou, nesta última segunda-feira (3), mais uma turma do curso gratuito de Defesa Pessoal voltado exclusivamente para mulheres. As aulas acontecem até o dia 7 de julho na sede da instituição, na avenida San Martin, ao lado do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, sempre das 13h às 17h.
A iniciativa busca ajudar às mulheres a se defenderem em casos de violência, seja ela física ou verbal. A capacitação gira em torno de atividades teóricas, com abordagens de temas como tipos de violência e como preveni-las. Além disso, a formação também contempla conteúdos práticos sobre primeiros socorros e técnicas de golpes para defesa pessoal através do sistema “Goshin Jitsu”.
O coordenador de Ações de Prevenção à Violência (Cprev) da Guarda, James Azevedo, explica que essa é uma forma de atuar no enfrentamento a violência contra a mulher. “Oferecer uma capacitação onde as mulheres têm a possibilidade de aprender a se defender em casos de violência contribui diretamente para o enfrentamento dessa questão. Além da prática, elas também irão aprender sobre as leis contra o feminicídio e outras orientações teóricas”, completa. Em 2023, mais de 250 pessoas foram beneficiadas pela ação.