Um morador da Sede de Mata de São João, de 24 anos, portador de leucemia, faleceu na sexta-feira (12) no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES-UFBA), o Hospital das Clínicas, em Salvador, vítima do COVID-19. O paciente, que tinha Síndrome de Down, estava internado desde o dia 19 de maio na unidade hospitalar da capital baiana, em estado grave, onde foi diagnosticado com Coronavírus no dia 23 do mesmo mês.
Mesmo com todas as evidências de não ter adquirido o vírus no município, o caso é notificado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) para Mata de São João. A notificação é baseada nos protocolos do Ministério da Saúde. O município tem, portanto, seu primeiro óbito registrado em decorrência da pandemia, que já matou quase de 1.000 pessoas na Bahia e mais de 41 mil no Brasil.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Mata de São João, o paciente foi diagnosticado com leucemia no Hospital Municipal Doutor Eurico Goulart de Freitas no dia 5 de maio. Na ocasião, foi tentada a regulação para tratamento no Hospital das Clínicas, mas aquela unidade hospitalar não o recebeu, alegando estar passando por um surto de contaminação por Coronavírus, o que colocaria esse paciente em risco.
O paciente permaneceu internado em segurança no hospital municipal de Mata de São João e, somente no dia 19 de maio, o Hospital das Clínicas o recebeu. O boletim epidemiológico de Mata de São João desta sexta-feira (12) indica 410 casos notificados, 314 descartados, 61 confirmados e 48 pacientes curados. Doze pacientes estão em tratamento domiciliar e outros 35 estão em monitoramento pela Rede Municipal de Saúde.