Diversas ações vêm sendo implementadas pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, como parte do planejamento para enfrentamento da Covid-19. Contando com o apoio da Guarda Municipal, Policia Militar e Polícia Rodoviária Federal, as barreiras sanitárias fazem parte dessas estratégias e vêm sendo realizadas desde o começo da pandemia, ininterruptamente, na BR 116.
Importantes na identificação precoce das pessoas que possam vir a desenvolver o Covid-19 e, assim, evitar circulação da doença entre a população local, as barreiras sanitárias auxiliam na redução da velocidade de transmissão do Coronavírus. Durante a ação de abordagem, é solicitado ao motorista a apresentação do mapa de passageiros e é feito um questionamento sobre a quantidade de passageiros que irão desembarcar em Jequié; caso haja pessoas a desembarcar, é realizada uma rápida entrevista com essas pessoas cujos dados pessoais é anotado, notifica-se de quarentena e afere-se a temperatura para acompanhamento, pelo Núcleo de Atenção Especial de Combate ao Coronavírus. Caso ocorra a suspeita de que o motorista esteja passando informações incoerentes sobre passageiros ou rota de viagem, a Polícia Militar é acionada e o veículo é apreendido.
Confira o relatório dos dados coletados de 01 a 15 de maio:
* Veículos abordados – 684;
* Total de passageiros abordados – 19.036;
* Indicados para cumprimento de quarentena – 123,
* Passageiros desembarcados em Jequié, com temperatura corporal indicativa de febre – 06 (passando a ser monitorados pela Vigilância Epidemiológica).