Uma palestra para servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, destinada à capacitação para marcação de consultas e exames nas Unidades Básicas e de Saúde da Família foi ministrada na tarde desta segunda-feira (19), na Central de Regulação de Itabuna. Além disso, foram apresentadas informações sobre as rotinas de funcionamento dos setores daquela unidade
Para além das explanações e orientações sobre o dia a dia, foi destacada a importância do acolhimento e do atendimento dos pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde nas unidades.
No evento, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, as diretoras do Departamento de Atenção Básica, Alessandra Lopes, do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria (NEP), Luciana Brito e da Central de Regulação, Annarony Almeida.
“Esse momento não é somente para qualificar os profissionais, mas, para falarmos sobre humanização e acolhimento. O atendimento das Unidades Básicas e de Saúde da Família é a ‘Porta de Entrada’ para os demais serviços da saúde pública. Por isso, precisamos prestar uma assistência digna e humana à população”, enfatizou a secretária que destacou o empenho dos profissionais que atuam na Secretaria de Saúde.
Participaram da capacitação, os administradores e digitadores de dois módulos que contemplam oito unidades cada um, dentre as quais as Unidades Básicas de Saúde que vão ser reinauguradas na semana do aniversário da cidade. Todas passam por requalificação determinada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), cuja Administração tem como base a prestação de serviços de saúde de qualidade.
As unidades cujas obras estão sendo finalizadas são: Roberto Santos e Moise Hage, situadas nos bairros Santo Antônio e Lomanto Júnior, respectivamente. Além destas, participaram também, os servidores das UBS Jorge Amado, Balduíno Azevedo, Cândido Pereira, Ubaldo Dantas, João Monteiro, dentre outras. Amanhã, dia 20, a capacitação prossegue para mais dois módulos que contemplarão os profissionais das demais 17 unidades.