Fazer nada ou fazer a diferença? Foi com essa provocação que a Prefeitura de Vitória da Conquista lançou, nesta última segunda (4), o projeto Faça a Diferença, na Escola Estadual Carlos Santana. A proposta é incentivar os jovens de 16 e 17 anos a participar das decisões políticas, por meio do processo eleitoral.
A diretora da unidade escolar, Mari de Oliveira, ressaltou a importância do voto e do título eleitoral. “O título é um instrumento muito importante para nossas vidas. Dependemos da política. Todas as decisões, em nível federal, estadual ou municipal dependem da política. Precisamos nos interessar sim”, declarou, incentivando os alunos a retirar o título eleitoral e a se informar sobre os diversos acontecimentos políticos da atualidade.
“Todos nós temos que fazer algo para a sociedade melhorar. É uma obrigação de todos nós, mas é uma responsabilidade, sobretudo, dos políticos, são eles que fazem as leis, as diretrizes, traçam as metas para o futuro e essas pessoas estão lá porque nós as colocamos nesses cargos, com o nosso título de eleitor”, destacou o juiz eleitoral Leonardo Maciel Andrade. “Portanto, utilizem esse direito do voto com consciência”, alertou.
Representando a vice-prefeita Irma Lemos, o diretor de assistência social Michael Farias falou sobre a importância do projeto. “Essa campanha tem um papel muito especial, é uma campanha que envolve outras secretarias, com todos engajados para despertar a importância do alistamento eleitoral nos jovens para garantirmos o fortalecimento da democracia em nossa cidade, no nosso estado e no país”.
O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Educação e da Coordenação de Juventude, em parceria com o Núcleo Territorial de Educação (NTE-20) e o Tribunal Regional Eleitoral-BA.