O mês de janeiro e a cor branca foram escolhidos para simbolizar uma campanha pela promoção da saúde mental. De um modo geral, esse aspecto da saúde ainda é muito negligenciado, uma vez que muitas pessoas sentem medo ou vergonha de procurar ajuda profissional como psicólogos ou psiquiatras, por causa dos preconceitos existentes e do estigma que carregam. É por isso que a campanha Janeiro Branco 2020 da Prefeitura de Catu trouxe como lema “É preciso falar sobre saúde mental”.
“Para se cuidar ou cuidar de alguém que está em sofrimento psíquico é fundamental buscar atendimento profissional, buscar informações e tirar dúvidas. Todos nós estamos vulneráveis e quanto mais cedo busca-se ajuda, maiores as chances de garantir um tratamento adequado para recuperar a qualidade de vida”, explica o psicólogo do CAPS I Ubirajara de Oliveira, Danilo Carvalho.
Ainda segundo o psicólogo, é importante estar atento aos primeiros sinais que possam indicar sofrimento emocional e que requerem cuidados, os mais comuns são: insônia, perder a vontade de fazer coisas que antes eram satisfatórias, choro constante quando aparentemente não há motivo, irritação excessiva, mudança repentina de comportamento, isolamento, baixo rendimento escolar ou queda de produtividade no trabalho, medo excessivo de coisas que não são ameaça real ou que não estão presentes no momento, entre outros.
No município de Catu contamos com o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, composto por equipe multiprofissional especializada para acolher e cuidar de pessoas com transtornos mentais, ofertando atendimentos individuais, oficinas, grupos terapêuticos e atividades de promoção da saúde. A cidade também conta com o ambulatório municipal, que oferta atendimento psiquiátrico e psicológico, além dos Postos de Saúde da Família que também podem identificar, encaminhar e acompanhar os casos, além de promoverem atividades preventivas.
Busque orientação. Saúde Mental é qualidade de vida e muitos problemas podem ser evitados se o cuidado começar cedo!