A Prefeitura de Candeias, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semaa) do município, entregou na última sexta-feira (6), em solenidade, no Centro de Formação de Professores – CFP, mais de 20 certificados de conclusão do curso de Agricultor Familiar, para alunos de 15 a 29 anos, do Colégio Estadual Polivalente, inscritos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso teve duração de 4 meses, 200hs aula e os alunos contaram com um auxílio de R$ 15,00 por dia, além de fardamento e material didático.
Para o estudante, Felipe Batista, morador da Caroba e filho de agricultores familiares, o curso foi muito importante, pois pôde aprender técnicas para lidar com a terra. “No curso, eu que lido com o plantio desde pequeno, aprendi técnicas simples que nem imaginava existir, aprimorou os meus conhecimentos. Estou colocando em prática o que aprendi e está fazendo toda diferença”, disse.
Os alunos, em visita técnica, puderam conhecer o processo de produção orgânica de produtores do município. De acordo com a coordenadora de Agricultura, Edmaria Santos, os alunos puderam conhecer casas de farinha, uma posilga, plantações e até orquidário.
O objetivo do curso foi qualificar os estudantes com conteúdo prático e teórico para executar as atividades inerentes a profissão de agricultor familiar, gerando oportunidade de trabalho qualificado, inclusão e justiça social. O curso foi selecionado para o município baseado no potencial produtivo da região, onde o apoio da Prefeitura foi indispensável para execução do programa.
O Evento contou com a presença da secretária de Cultura, Marivalda da Silva, o secretário de Meio Ambiente, Toni Gleidson, representante do Siticcan, Antônio Raimundo, representante da Educação, Luisa Regis e o representante do deputado estadual, Robinson Almeida, Vivaldo Pereira.
No município o Pronatec foi conduzido pela coordenadora da Agricultura, Edmaria Santos, pelo coordenador do Pronatec, Icaro Santana e pela técnica Agrícola, Jildálita Costa.