O prefeito de Barreiras Zito Barbosa (DEM) e o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), Ricardo Silveira, assinaram na última quarta-feira (8) um convênio que destina R$ 2,467 milhões para elaboração do estudo de modernização do sistema de iluminação pública do município, com investimentos na implantação do sistema de LED, reconhecido pelo baixo custo de manutenção. A Parceria Público Privada (PPP) foi a primeira do ano celebrada pelo Fundo de Investimento de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos da Caixa Econômica, no Brasil.
O contrato terá por objetivo promover a assessoria técnica, socioambiental, econômica, financeira para estruturação do projeto e definição de contratação, gerando estudo de viabilidade e desenvolvimento para inovação do sistema de iluminação pública em Barreiras. Em cidades que já utilizam o sistema de iluminação com LED, a economia dos gastos com energia pública ficou entre 50% e 70%.
Desde 2018 Barreiras entrou na concorrência nacional, com outros municípios brasileiros para capitalizar o contrato junto à Caixa Econômica. Um total de 50 municípios foram selecionados, e destes, cinco na Bahia. Barreiras está no conjunto dos primeiros a fecharem o convênio em 2020.
“Nós estamos desenvolvendo estudos técnicos para promover a melhoria da infraestrutura urbana e da qualidade de vida dos cidadãos. Em dezembro passado, retomamos o andamento das ações do Plano de Mobilidade Urbana e agora, celebramos este importante convênio que irá promover a modernização de todo o sistema de energia elétrica do Município, fruto da nossa parceria com a Caixa Econômica e do empenho de nossas equipes técnicas”, destacou o prefeito Zito Barbosa.
Participaram da solenidade de assinatura, além do gestor municipal e do superintendente da CEF, os representantes da instituição financeira, Rodrigo Queiroz e Cássio Sales e o assessor de gabinete da Prefeitura, Vitor Barreto.