O último sábado (23) foi marcado por uma grande rede de solidariedade, em Alagoinhas. Em parceria com a TV Subaé, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Comunicação, convidou moradores, proprietários de redes de supermercados e empresários da cidade a uma ação voluntária para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, durante a pandemia da COVID-19.
Das 9h às 16h, os interessados puderam entregar doações de cestas básicas, materiais de higiene e produtos de limpeza, via Drive Thru Solidário, no estacionamento do estádio Antônio Carneiro.
Com a facilidade de doar sem sair do carro e a mobilização, a iniciativa foi um sucesso em volume de itens arrecadados; Alagoinhas somou quase 19 toneladas de doações, ficou à frente de municípios como Feira de Santana, Paulo Afonso e Juazeiro, e é a cidade do interior que mais arrecadou donativos, com o Drive Thru Solidário. As cestas básicas e produtos de higiene e limpeza serão destinados a famílias de baixa renda, instituições de longa permanência para idosos e artistas da terra.
“Alagoinhas deu um show de solidariedade. Agradecemos a todos aqueles que se sensibilizaram e contribuíram. Logo no início do dia, também fiz a minha entrega, para fortalecer essa rede. Cada doação significa um apoio às famílias mais afetadas economicamente pela pandemia do coronavírus. No contexto em que temos falado tanto da importância do isolamento, nada mais humano e agregador que construir essa rede de solidariedade e compartilhamento através das doações. A ação faz parte da campanha #UmaRedeporTodos, da Rede Bahia com a Prefeitura de Alagoinhas, e vai ajudar muita gente”, ressaltou a secretária municipal de comunicação, Carla Reis.
Segundo ela, um cronograma de distribuição está sendo estruturado para evitar a aglomeração no momento da entrega das cestas. A previsão é de que os mantimentos e materiais de higiene sejam distribuídos, na quarta-feira (27), aos lares de idosos, na quinta (28), aos músicos e artistas locais e, na sexta-feira (29), a associações de moradores, com o critério de atender às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Cada doação faz a diferença
De grandes empresas a mercados de bairro, comerciantes, representantes de instituições locais e moradores, centenas de pessoas abraçaram a iniciativa do Drive Thru Solidário, em Alagoinhas, e contribuíram para fortalecer a rede de compartilhamento, diante do enfrentamento à COVID-19.
As doações chegaram de todos os bairros da cidade; de carro, moto, caminhonete, ônibus, jipes, bicicleta e até “carrinho de mão”, as pessoas que contribuíram trouxeram uma mensagem comum: a da solidariedade como forma de vencer a pandemia.
Genilson Magalhães de Oliveira saiu da Rua do Catu e chegou ao Drive Thru Solidário, no Carneirão, andando, com um carrinho cheio de alimentos.
“Saí pegando um quilo em cada casa. Saí da Rua do Catu, fui pra Baixa da Santinha, de lá fui para o Urupiara, no condomínio que tem lá, saí pedindo e, graças a Deus, fiz essa cesta […] nós hoje temos o que comer, mas tem pessoas que estão em casa, com os filhos, não têm o que comer, não têm o que dar à sua família, mas você tem, então nós viemos fazer a nossa parte” relatou Oliveira, que fez a diferença para a rede de solidariedade, em Alagoinhas.
O município recebeu também doações do Supermercado Santa Terezinha, do Atacadão Pinto, da empresa Exemplar, da Cachoeira Veículos, da Compac Engenharia, do Banco Banese, da rádio 95FM, por meio do empresário Barretinho Goes, da Naturalle, da CDL, da Americanas, da Campbel Construções, da Associação de Oncologia Nova Vida, Lojas Barreto, do ‘Jeep Clube’ Alagoinhas e do Supermercado Max Compras, entre outras empresas, grupos, instituições, representantes da esfera pública e cidadãos, que contribuíram/ para que Alagoinhas liderasse o ranking das cidades do interior do estado que mais arrecadaram doações pela iniciativa em parceria com a Rede Bahia.