As obras devem começar em janeiro de 2020 e receberá investimento de R$ 41 milhões requalificando 400 mil m²
O projeto de requalificação do trecho de 4,7 quilômetros e o edital será lançado nesta próxima semana pela Prefeitura de Salvador.
A área a ser reformada é de 400 mil m², um espaço equivalente a 100 Arenas Fonte Nova, e receberá investimento de R$ 41 milhões, do Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), por meio de empréstimo da Prefeitura junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que o processo licitatório seja concluído em cerca de 90 dias conforme publicou o jornal CORREIO.
As obras devem começar em janeiro de 2020, com 18 meses de duração. Segundo a Prefeitura, este é o maior dos 20 trechos já requalificados até agora (veja lista abaixo). A execução vai seguir a ordem de localização: Stella Maris, Flamengo e, por último, Ipitanga. O secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, que classificou a revitalização como uma obra pensada para estreitar as relações entre os moradores e a praia.
Mais verde
No local, estão previstas ciclovias, vias exclusivas de veículos motorizados, trilhas, passeios exclusivos para pedestres, além de quadra de futebol, vôlei, poliesportiva, pista de patins, espaços de convivência, pista de skate, espaço para ioga, parques infantis, centro de apoio ao surfista, sanitários públicos, quiosques, além de módulos de apoio aos salva-vidas.
No entanto, esse trecho tem um diferencial: uma orla com pouca pavimetação e destaque para áreas verdes – afinal de contas, Stella Maris e Ipitanga somam a maior área de preservação de vegetação de restinga da cidade.
A obra
Cláudio Tinoco explica que a obra conta com três trechos de intervenções, dividido em três fases de execução (veja ao lado). O projeto de requalificação contempla urbanização, infraestrutura urbana, iluminação pública e equipamentos urbanos, além de requalificação ambiental e tratamento paisagístico.
Em alguns trechos, o acesso por veículos se dará até bolsões de estacionamento que serão otimizados e ampliados, com pavimentação em blocos intertravados.
A Secult estima que o trecho da orla de Stella, Flamengo e Ipitanga concentre 2.200 unidades habitacionais, hotéis e pousadas.
-
Trecho 1 – Stella Maris (Extensão de 1.130 metros)
– Ciclovia
– Quadra De Saibro – Futebol
– Quadra De Areia – Voleibol
– Espaços De Convivência
– Decks
– Trilha
– Pista De Skate Infantil
– Espaço para Ioga E Tai Chi Chuan
– Espaço De Expressão Cultural
– Espaço De Piquenique
– Centro de apoio ao surfista
– 4 Unid. Postos salva-vidas
– Módulo de apoio aos salva-vidas
– Banheiros
– Quiosques
1 Unid. Coco (10 m²)
1 Unid. Acarajé (10 m²)
3 Unid. de 30 m² (Concessão)
-
Trecho 2 – Flamengo (Extensão de 2.085 metros)
– Quadra De Areia – Vôlei (Requalificação Do Existente)
– Quadra De Futebol – Futebol (Requalificação Do Existente)
– Espaços De Convivência
– Espaço Multiuso
– Trilha
– Arquibancada
– Parques Infantis
– Pista De Patins
– Pista De Bicicross
– Arena
– 5 Unid. Postos Salva-vidas
– Módulo de apoio aos salva-vidas
– Banheiros
– Quiosques
6 Unid. Coco (10 m²)
6 Unid. Acarajé (10 m²)
5 Unid. de 30 m² (Concessão)
-
Trecho 3 – Ipitanga (Extensão de 1.600 metros)
– Espaços De Convivência
– Pista De Skate
– Quadra De Vôlei
– Quadra Poliesportiva
– 4 Unid. Postos Salva-vidas
– Módulo de apoio aos salva-vidas
– Banheiros
– Quiosques
2 unid. de 30 m² (Concessão)
1 unid. de 50 m² (Concessão)