sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Bruno Concha/PMS
Home / NOTÍCIAS / Prefeitura autua e notifica estabelecimentos durante Operação Verão em Salvador
quinta-feira 1 de fevereiro de 2024 às 14:35h

Prefeitura autua e notifica estabelecimentos durante Operação Verão em Salvador

NOTÍCIAS


A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) notificou 91 estabelecimentos em Salvador e realizou uma autuação durante a Operação Verão, iniciada em 26 de dezembro último e encerrada na quarta-feira passada (31). Dentre as infrações encontradas estiveram a ausência de validade nos ingredientes, práticas inadequadas de higiene e armazenamento, prazo de validade vencido dos produtos e falta de precificação.

A operação é realizada anualmente, com foco em estabelecimentos do ramo alimentício. As lojas notificadas têm até 20 dias para apresentar defesa e, em caso de autuação, as multas podem variar de R$900 a R$9 milhões.

Na última Operação Verão, realizada entre 2022 e 2023, 137 estabelecimentos foram identificados como irregulares, resultando em 12 autos de infração emitidos. O diretor-geral da Codecon, Zilton Netto, abordou a redução de infrações, explicando que as áreas foram delimitadas por amostra, com base em denúncias e reincidências, realizando um trabalho fiscalizatório e educativo.

“Orientamos tanto lojistas quanto consumidores. Essa ação conjunta, com a conscientização dos fornecedores, traz grandes resultados que beneficiam ambos os lados”, ressaltou Netto.

Denúncias

Se os consumidores identificarem irregularidades, devem acionar a Codecon através do aplicativo Codecon Mobile, site do serviço (www.codecon.salvador.ba.gov.br) ou Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Também há a opção de acionar o Fala Salvador pelo número 156, site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br ou aplicativo Fala Salvador. Para obter orientações adicionais, os cidadãos podem ligar para o número (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!