Os prefeitos vinculados à Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc) participaram de uma reunião, na terça-feira (21), na sede da entidade, para a aprovação do estatuto de funcionamento, protocolo de intenções e contrato de programa e de rateio da Policlínica Regional de Saúde que vai funcionar em Itabuna. A unidade está em fase avançada de obras, com previsão de entrega para agosto deste ano.
Os municípios conveniados ao Consórcio Público Interfederativo de Saúde que serão atendidos são: Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajú do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Una, Uru e Aurelino Leal.
A população destes municípios terá acesso a uma variedade de especialidades médicas, como cardiologia, neurologia e oftalmologia, e exames.
Em paralelo à reunião dos prefeitos, os secretários do Fórum Regional de Saúde dos municípios associados à Amurc também se reuniram para definir o roteiro do ônibus que levará os pacientes das cidades circunvizinhas até a policlínica.
Os secretários municipais de saúde atuarão em conjunto com a gestão da policlínica, para analisar atendimento, cotas de exames, consultas e procedimentos de cada município consorciado.