sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / JUSTIÇA / Prefeito de Jiquiriçá é multado por contratação irregular
quarta-feira 19 de julho de 2023 às 14:05h

Prefeito de Jiquiriçá é multado por contratação irregular

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


Na sessão desta quarta-feira (19), os conselheiros da 2ª Câmara do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia acataram denúncia formulada contra o prefeito de Jiquiriçá, João Fernando Alves Costa, em razão de irregularidades na contratação – por inexigibilidade de licitação – da empresa “LLES Engenharia e Projetos”, no exercício de 2021. O contrato previa a prestação de serviços de engenharia e consultoria em convênios e contratos de repasse, no valor de R$ 114 mil.

O conselheiro Fernando Vita, relator do processo, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual, para que seja apurada a prática de ato de improbidade administrativa na contratação. O prefeito ainda foi multado em R$10 mil.

Segundo a denúncia, formulada por um cidadão do município de Jiquiriçá, o prefeito não comprovou a real inviabilidade de competição, a natureza singular do serviço e a notória especialização do prestador, que são requisitos indispensáveis para a contratação por meio da inexigibilidade de licitação.

Para o conselheiro Fernando Vita, não há como se admitir a contratação através de procedimento de inexigibilidade de licitação, diante da ausência da singularidade do serviço contratado, o que, por si só, compromete a regularidade do procedimento e viola o princípio da legalidade. Ressaltou, por fim, que o prefeito também não demonstrou a notória especialização da empresa contratada.

O Ministério Público de Contas também se manifestou, através do procurador Danilo Diamantino, pela procedência da denúncia. Ainda cabe recurso da decisão.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!