A votação aconteceu no Hotel Bela Vista, em Itaberaba, na última sexta-feira (19), onde os gestores municipais de 23 municípios que compõem a região do Piemonte Paraguaçu se reuniram pela segunda vez. Conduzida pelo Diretor dos Consórcios de Saúde das Policlínicas do Estado da Bahia, Nelson Portela, a votação da diretoria do Consórcio acontece em paralelo às ações do Estado já em função do projeto.
Por aclamação, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PSB), foi eleito presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde do Piemonte Paraguaçu, ao lado do Prefeito de Mucugê, Manoel Luz. Na frente de batalha desde o início, para ampliar os serviços de saúde do município – mas de forma a alcançar pacientes de toda a região, tanto com a Policlínica quanto com o Regional – a postura do prefeito Ricardo foi o divisor de águas para a votação.
“Ricardo lutou muito para que o Consórcio se tornasse realidade, para trazer a Policlínica e para reabrir o Regional. Tudo isso requer paciência e persistência, pois são processos muito burocráticos. E cá estamos, com a Policlínica a caminho e o Consórcio consolidado, fruto da união entre os municípios que tornou realidade esse momento” pontuou João Lucio, prefeito de Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte.
O Consórcio é o marco inicial para efetivar a Policlínica. É através dele que as Prefeituras vão poder organizar, sustentar financeiramente e administrar a Policlínica, afinal são diversas especialidades e até pequenas cirurgias e cada município vai contribuir financeiramente de modo proporcional. O Consórcio possibilita também baratear custos, por conta de compras coletivas.
Com estrutura padrão, a obra aqui em Itaberaba já está em fase de análise geológica do solo, quando a sondagem do terreno é feita e serve de base para os cálculos dos engenheiros na determinação da fundação da estrutura. As equipes do Estado já estão em campo, no terreno localizado no Derba. Agora é questão de – pouco – tempo para a obra começar.