A comunidade escolar do Centro Educacional Paulo Freire, localizado no bairro Nova Vitória no município de Camaçari, celebrou nesta última sexta-feira (2), juntamente com o prefeito Elinaldo Araújo (DEM) a entrega dos serviços de melhorias da unidade, que foi completamente requalificada para oferecer um espaço mais seguro e estruturado aos alunos, gestores, profissionais da educação e demais pessoas que usufruem da escola.
Foi uma tarde marcante para todos, com direito a apresentações artísticas, realizadas pelos alunos, de coral e de violino, oração e mensagem de agradecimento, além de declamação de poesias. Em seu discurso, o prefeito destacou que, desde que foi tomada a decisão de recuperar toda a rede municipal de ensino, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), já conseguiu requalificar 80% das escolas.
“Educação não é benefício, é direito. A nossa meta é, até o fim deste ano, requalificar 100% das escolas. Temos que investir em uma educação pública gratuita e de qualidade e, sobretudo, tornar as escolas um lugar acolhedor e que dê ainda mais dignidade aos profissionais da educação e incentivo em estudar às nossas crianças, adolescentes e jovens”, ressaltou o chefe do Executivo, que aproveitou para anunciar que a quadra poliesportiva coberta da unidade está aberta ao uso da população.
Conforme a secretária da Educação, Neurilene Martins, uma escola é um patrimônio público pertencente a toda comunidade e deve ser preservada como tal. “As intervenções realizadas nas unidades escolares de Camaçari refletem o compromisso da gestão do município em oferecer um ensino de qualidade, com espaços escolares pensados e cuidados como lugares educativos, para que a comunidade escolar sinta prazer de retornar todos os dias”, reforçou.
Na oportunidade, a titular da pasta, apresentou metas, prestou contas e, ainda, anunciou o início do projeto de tecnologia na escola, realizado pela plataforma digital Google for Education, que tem o intuito de informatizar o processo de formação dos alunos da rede municipal de ensino.
A diretora do Centro Educacional Paulo Freire, Leonice Maria Sena, falou da felicidade em ver a unidade totalmente requalificada. “Essa não é só uma obra de melhorias. É também uma obra que demonstra o respeito e a sensibilidade da Prefeitura nos investimentos que visam melhorar e elevar a qualidade da educação em Camaçari”, salientou.
O Centro Educacional Paulo Freire funciona nos turnos matutino e vespertino. Com um total de 434 alunos, a unidade de ensino oferta aulas para o Fundamental I e II. A estrutura física da escola conta com 12 salas de aula, biblioteca, auditório, cantina, refeitório, quadra poliesportiva coberta, arquivos, pátio coberto, área de convivência, banheiros, guarita, além das salas de informática, do grêmio, de professores, de coordenação, da secretaria e da direção.
Requalificação – Dentre as intervenções realizadas no Centro Educacional Paulo Freire pode-se citar: no prédio principal (pintura em todos os ambientes, revisão de telhado com correção de pontos de chumbamento e fixação do mesmo e limpeza das calhas de drenagem); na guarita (pintura geral, substituição das telhas); nos banheiros masculinos e femininos (colocação de piso cerâmico e substituição de vasos sanitários); no ginásio com quadra poliesportiva (pintura geral, colocação de tela nova no alambrado e rede de proteção superior, instalação de telhas novas, limpeza das calhas de drenagem e das cerâmicas dos vestiários e depósito).
Ainda foram realizadas revisão de grades da fachada principal e do piso de alta resistência existente no hall de entrada; polimento de piso de alta resistência existente em todos os ambientes; substituição do piso cerâmico do arquivo; instalação de novos bebedouros; substituição de lâmpadas queimadas por novas; e desentupimento de tubulações de esgoto dos banheiros.
Ainda estiveram presente na cerimônia autoridades municipais dos poderes Executivo e Legislativo.