A deputada estadual Olívia Santana, pré-candidata a prefeita de Salvador pelo PCdoB, debateu, na última semana uma agenda de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial para a capital baiana, cuja população é majoritariamente negra. Na ocasião, Olívia defendeu que é preciso construir na cidade um novo marco civilizatório, em que seja comum a eleição de prefeitos e prefeitas negras, por exemplo.
“A cidade tem 470 anos e nunca teve uma prefeita ou um prefeito negro eleito. Podemos mudar essa história. A maioria do povo quer e precisa dessa experiência. Precisamos quebrar essa barreira e construir um novo patamar civilizatório para a maioria da população soteropolitana eleger”, afirmou a pré-candidata a prefeita do PCdoB.
Olívia, que foi a primeira deputada estadual negra da Bahia, ainda contou que se sente uma exceção quando entra na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA). “Precisamos escancarar esse espaço e ampliar a participação do povo negro no poder. É essa necessidade que nos convoca para o palácio Thomé de Souza. Temos um plano para a vida do nosso povo negro. Precisamos alterar esta realidade”, destacou.
A discussão aconteceu por meio de videoconferência e integra a agenda para construção do programa participativo de governo da pré-candidatura do PCdoB para Salvador. O encontro contou com a participação de outras lideranças do movimento negro da cidade.