quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Valter Pontes/ PMS
Home / NOTÍCIAS / Praças requalificadas em Salvador promovem geração de renda, lazer, saúde e até internet gratuita
terça-feira 9 de julho de 2024 às 13:49h

Praças requalificadas em Salvador promovem geração de renda, lazer, saúde e até internet gratuita

NOTÍCIAS


A entrega ou revitalização de uma praça em uma comunidade é muito mais do que a simples instalação ou melhoria de um espaço público. Nas localidades mais carentes de Salvador, o local muitas vezes é a única opção de diversão para garotada e, também, onde adultos e jovens praticam atividades físicas ao ar livre.

Além do incentivo à saúde e melhoria na qualidade de vida, essas áreas de convivência e lazer também fomentam conforme gestão de Bruno Reis (União Brasil) a conectividade, por meio da internet gratuita, e geração de renda, através do comércio de produtos vendidos por moradores no entorno. Em três anos e meio de gestão, mais de 530 praças foram recuperadas e/ou criadas pela Prefeitura na capital baiana. Desse total, 175 contam com pontos de Wi-Fi para a população, através do Conecta Salvador.

Somente na semana passada, 11 praças novas ou requalificadas passaram a fazer parte da rotina da população. São elas a da Capelinha, dos Artistas, da Academia e de Seu Canuto, no Engenho Velho da Federação; a do Pastor Jailton Catugy, em Cajazeiras VIII; a do Alto de Ondina, localizada na Ladeira do Jardim Zoológico; a da Praça da Bica, em Castelo Branco; a da Baixa Fria, em São Marcos; a Caetana Sowzer Bambgo-Sé-Lajoumim (Mãe Preta), em Curralinho, no Imbuí; a José Bohana Rosendo, em Mussurunga; e a Sócrates Seabra, em Itapuã.

As estruturas dispõem de quiosques para a comercialização de produtos diversos, parque infantil, balanços em eucalipto, escorregadeiras, gangorras, amarelinha, equipamentos de ginástica, balanço especial para pessoas com deficiência (PCD), cachorródromos e cercado em eucalipto tratado, além de sistema de iluminação em LED.

Na Praça José Bohana Rosendo, em Mussurunga, o local torna ainda mais especial o encontro entre os moradores. “Achei a praça maravilhosa. Tenho certeza que a população daqui fará bom uso dela. Vai servir para o lazer da região, para a prática de esportes”, disse a aposentada Edna Pires, de 65 anos.

Processo de montagem

Para a instalação de uma praça é preciso realizar estudo técnico através dos pareceres das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Em seguida, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), órgão vinculado à Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), promove vistoria e dá início a execução da montagem. A construção de uma praça, incluindo a escolha dos mobiliários e atrativos, é feito em parceria com a comunidade.

Todo o mobiliário das áreas de convivência e lazer instalado na capital baiana é fabricado na própria Desal. Com expertise de décadas, o órgão conta com pessoal especializado e uma enorme estrutura localizada em Porto Seco Pirajá, na BR-324. A técnica usada possibilita que sejam criadas peças pré-moldadas em argamassa armada, com resistência similar à do concreto, porém mais finas, com formas mais harmoniosas.

Entre os equipamentos fabricados estão os bancos antivandalismo, bancos com encostos e em formato de poltronas, mesas, brinquedos para os parques infantis, casa de Tarzan, minibasquete, esculturas, alambrado, cachorródromo e as peças para as academias de ginásticas existentes nas praças.

Qualidade de vida

O presidente da Desal, Virgílio Daltro, ressalta que a requalificação e entrega de novos espaços públicos à população de Salvador visa estimular a melhoria de vida da comunidade beneficiada. “São espaços fundamentais de interação social das comunidades. Elaboramos os projetos, confeccionamos as peças e montamos as praças de Salvador com muita dedicação. Hoje, temos mais de 530 espaços espalhados por toda cidade, e com certeza fazem a diferença na vida dos moradores de cada região beneficiada”, frisa.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!