Representantes dos 14 municípios da Bacia do Rio Grande participaram, na última terça-feira (11), do encontro territorial do Plano Plurianual (PPA) Participativo, realizado pelo Governo da Bahia por meio da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan).
O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Barreiras, maior município do território, e reuniu prefeitos, trabalhadores, entidades empresariais, sindicatos e movimentos sociais numa discussão sobre o planejamento das políticas públicas do governo estadual. A secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Jusmari Oliveira, representou o governador Jerônimo Rodrigues no evento.
“Esse é o momento mais especial de escuta dos cidadãos e das cidadãs. Todos nós temos que participar. Seja para fazer uma crítica, elogiar, sugerir ou contribuir com ideias. O PPA é um instrumento democrático que nós precisamos aproveitar ao máximo”, afirmou a secretária Jusmari Oliveira, que parabenizou ainda a equipe da Secretaria de Planejamento pela organização e construção coletiva dos encontros.
Com mais de 469 mil habitantes, a Bacia do Rio Grande responde por 3,1% da população da Bahia, mas com a força da agricultura nos últimos anos a região chegou a um Produto Interno Bruto (PIB) de 17,8 bilhões (dados de 2019), o que corresponde a 6,1% do PIB baiano. Barreiras (158 mil habitantes) e Luís Eduardo Magalhães (92 mil habitantes) são os municípios mais populosos do território. Os dois municípios juntos respondem hoje por mais de 63% do PIB da Bacia do Rio Grande.
Presidente do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia e prefeito de Santa Rita de Cássia, Zezo Aragão, falou sobre a importância do encontro. “A participação de todos nesse ato é fundamental porque somente assim garantimos que o cidadão seja ouvido e possa participar do planejamento, que traga ideias e soluções e possa contribuir efetivamente”, comentou o gestor.
Representando o Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), Luciana Ferreira, dos povos Kiriri, afirmou que “o PPA é muito importante para comunidades tradicionais. Nós temos muitas demandas e o plano ajuda a trazer nossas reivindicações para a pauta do dia, fazendo com que sejamos vistos e possamos contribuir”.
Também participaram do encontro o coordenador geral dos consórcio públicos da Bahia, Cícero Monteiro; a coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), Professora Nilza; o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso; além de prefeitos e prefeitas, vereadores e lideranças políticas da região.