Após a legenda defendendo a reeleição do deputado estadual Nelson Leal (PP) para a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o PP assinou nesta terça-feira (1º) uma carta contra a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Em uma ofensiva contra Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, foi o redator do texto.
De acordo com o Antagonista, o documento foi assinado por presidentes e líderes do PSC, Rede, PL, PSD, além do PP. Os parlamentares ainda colhem mais assinaturas antes de divulgar o texto.
Na carta, os partidos dizem estar preocupados com a votação, no STF, da ação do PTB que busca impedir a reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre nas presidências da Câmara e do Senado.
“Mudar este curso histórico fere o princípio constitucional da vedação ao retrocesso democrático e se constitui em casuísmo tacanho que não combina com a tradição do Supremo Tribunal Federal.”
Os partidos ainda sustentam a importância da alternância do poder, para proibir a “perpetuação personalista e individualizada do controle administrativo e funcional das Casas Legislativas”.
Davi Alcolumbre articula pela sua reeleição desde o ano passado. Rodrigo Maia, por outro lado, espera o aval do STF para “embarcar nessa do Davi” e se manter por mais dois anos na presidência da Câmara.