quarta-feira 3 de julho de 2024
Arthur Lira, ao microfone, comanda sessão de votação da PEC da Transição: resultado indica que já há uma migração de legendas de centro para o apoio ao próximo governo Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Home / DESTAQUE / PP fecha acordo para formar ‘superbloco’ com 175 deputados, o maior da Câmara
quarta-feira 12 de abril de 2023 às 14:20h

PP fecha acordo para formar ‘superbloco’ com 175 deputados, o maior da Câmara

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), fechou um acordo e vai anunciar nesta quarta-feira (12) a formação do maior bloco partidário da Casa, com 175 parlamentares.

O “superbloco” será composto conforme o blog de Gerson Camarotti, por PPUnião Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e pela federação Cidadania-PSDB.

A criação do bloco é uma reação do grupo do presidente da Câmara à formação, no fim do mês passado, de outro conjunto de partidos – composto por MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC e que tem 142 integrantes.

Este último bloco, até então o maior da Casa, era visto pelo Palácio do Planalto como início de um contraponto ao poder de Arthur Lira na Câmara.

Os blocos parlamentares são formados por dois ou mais partidos para atuar conjuntamente na Casa. Têm líderes em comum e influenciam, por exemplo, na distribuição de cargos e comando de comissões.

Com a criação do novo bloco, a prioridade para indicações para os colegiados, inclusive os mistos que analisam medidas provisórias, passam a ser do grupo do presidente da Câmara.

Essa negociação foi vista como uma demonstração de força de Lira e surpreendeu o Palácio do Planalto, que apostava que ele não teria condições de criar um grupo maior do que o formado anteriormente.

Veja também

Brasília pode perder título de Patrimônio da Humanidade; entenda

Após a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) pela Câmara …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!