Inaugurado no bairro de Itinga na última gestão da prefeita Moema Gramacho em 2012, a Unidade do Posto de Saúde da Família (PSF), que foi desativada na gestão do ex-prefeito Márcio Paiva está abandonado. Segundo a população que reside próximo ao Posto de Saúde na localidade Santa Bárbara, a então candidata para o terceiro mandato Moema Gramacho (PT), afirmou que o Posto voltaria a funcionar quando fosse eleita.
Quando estava em atividade, o PS disponibilizava para a comunidade atendimentos nutricional, psicólogos, terapia ocupacional, fisioterapeuta, assistência social e educadores físicos.
Segundo o canal ItingaTV, há quase 6 anos a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas diz que a intenção é reformar o espaço, só que após todo esse tempo, esta dita “reforma” não correu e deixa de beneficiar mais de 4.500 pessoas.
Conforme fotos compartilhadas nas redes sociais, o que se vê no local atualmente são tapumes de madeira apodrecidos e uma estrutura abandonada, com vidros quebrados, ferrugem, paredes descascando e muito limo. Moradores afirmam que o local é infestado de ratos. Uma placa da prefeitura que existia prometia a reforma que ultrapassava o valor de R$ 247 mil com o argumento de seria uma contrapartida social. “Agora nós temos que buscar atendimento em outros postos ou na maioria das vezes agente tem que enfrentar a fila no Jorge Novis e mais, quando tem médico pra atender a todos que lá estão, ou eu tenho que ir para centro de Lauro de Freitas porque o nosso posto não existe mais, é só lembrança e mato”, disse a dona de casa Angelita do Rosário em entrevista ao ItingaTV.