No dia em que medidas de combate à Covid-19 entraram em vigor, os novos casos diários tiveram um impulso em Portugal: 4.670 foram registrados nesta última terça-feira (30), conforme Reuters. O índice de vacinados em Portugal é um dos maiores do mundo, com quase 90% da população, cerca de 9 milhões de pessoas.
Segundo a coluna de Gian Amato, no O Globo, é preciso voltar ao boletim da Direção Geral da Saúde (DGS) de 6 fevereiro, quase 10 meses atrás, para encontrar um número maior. No dia 5 daquele mês, o órgão divulgou 6.132 novos infectados no dia anterior.
O número de óbitos também tem se mantido na casa das duas dezenas e chegou a 17 em 24h. Mas, no pico de fevereiro, eram registradas centenas de mortes, o que comprova a eficácia da vacina para neutralizar a evolução aos casos mais graves da doença.
Com estes aumentos consecutivos e a identificação de 14 casos da variante Ômicron, o governo resolveu aumentar a fiscalização nas fronteiras.
A partir de hoje, é obrigatório para todos os passageiros a apresentação de um teste negativo à Covid no desembarque em Portugal, mesmo pessoas vacinadas e de posse do certificado digital da União Europeia (UE).
Aliás, a apresentação do certificado digital de vacinação ou recuperação da doença da UE em restaurantes e outros locais e o uso de máscara em espaços fechados voltaram a ser obrigatórios.
Mas com tanta gente acessando o certificado digital nos telefones, o aplicativo do Sistema Nacional de Saúde (SNS) apresenta falhas no dia da reestreia da medida e não consegue exibir o documento.