A Bahia Mineração (Bamin) promoveu simulações de manobras de navios de Tanque de Provas Numérico (TPN) da Universidade de São Paulo (USP). Com a ação, universidade e empresa buscaram submeter o plano de dragagem e o projeto offshore do Porto Sul a condições ambientais extremas de marés, correntes marítimas e ventos locais. As simulações ocorreram por três dias agora em julho.
De acordo com a empresa, a simulação busca condições mais seguras e eficientes de atracação e desatracação de navios de grande porte do tipo Wozmax – com 330 metros de comprimento e capacidade de carga para 250 mil toneladas – para as operações portuárias.
As simulações foram coordenadas pelo professor Eduardo Tannuri e outros representantes do corpo técnico da USP e supervisionadas por oficiais da Capitania dos Portos da Bahia e pelo gerente de Construção Offshore da Bamin, Ricardo Medeiros. A atividade também teve a participação dos especialistas Leonardo Conceição e Felipe Pereira, pela Umi San (hidrografia e engenharia) e por integrantes do Sindiportos Brasil e da Praticagem da Bahia.
As simulações são uma etapa crucial para garantir a segurança e eficiência das operações marítimas no novo terminal, explica Ricardo Medeiros, da Bamin, e permitiram testar alternativas de acesso ao terminal, manobras na bacia de evolução – relacionadas ao giro e aproximação dos navios, bem como as manobras de atracação e de desatracação dos navios. “Este foi mais um passo importante para a validação do projeto desenvolvido e nas buscas por otimizações do projeto”, detalha.
Porto em Ilhéus
O terminal da Bamin, no litoral norte de Ilhéus, permitirá o manuseio e escoamento da produção de minério de ferro da Mina Pedra de Ferro, localizada em Caetité, percorrendo os 537 km do trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).