O Porto de Aveiro visitou o Porto de Ilhéus, no estado brasileiro da Bahia, a convite da CODEBA (Companhia das Docas do Estado da Bahia), no seguimento da presença na 27ª edição da Intermodal South America, em São Paulo, que terminou no passado dia 2.
A comitiva do Porto de Aveiro, liderada por Eduardo Feio, presidente do conselho de administração, foi recebida, no dia 3, na Prefeitura de Ilhéus, pelo seu vice-presidente, Bebeto Galvão, tendo-se seguido uma reunião de trabalho, na qual estiveram também presentes a diretora-presidente da Codeba, Ana Paula Calhau; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, Libério Menezes; o secretário da Casa Civil, Mozart Aragão; o assessor técnico especial da Secretaria de Desenvolvimento Económico e Inovação, Vinícius Briglia; e o superintendente de Desenvolvimento Económico e Inovação, Maurício Galvão.
Durante a reunião, foram discutidas várias formas de cooperação, nomeadamente a captação de novos fluxos de carga, bem como a atração de investimentos para ambos os portos.
Na segunda-feira, a comitiva portuguesa foi recebida no Porto de Ilhéus, que, em 2022, foi o terceiro porto brasileiro de onde o Porto de Aveiro recebeu mais mercadorias, nomeadamente produtos florestais e agroalimentares.
Durante a visita, foram estabelecidos contactos com as empresas Multilog, um dos principais operadores logísticos do Brasil; Intermarítima, operador logístico e portuário no Porto de Ilhéus; e Davos Mineração, empresa de mineração que utiliza o Porto de Ilhéus para a exportação de manganês.
Recorde-se que, em novembro último, o Porto de Aveiro celebrou um acordo de cooperação com a CODEBA, que visa «promover o intercâmbio entre as duas autoridades portuárias no que concerne à concretização de interesses comuns em áreas como o desenvolvimento tecnológico, inovação, formação profissional e promoção comercial», sustenta a administração do Porto de Aveiro.