quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / RMS / Por que o Brasil abriu mão do trem e ficou dependente do caminhão

Por que o Brasil abriu mão do trem e ficou dependente do caminhão

Foto: Reprodução
domingo 27 de maio de 2018 às 18:03h

A paralisação de caminhoneiros em todo o Brasil, iniciada na segunda-feira (21), trouxe consequências imediatas para o abastecimento e escoamento da produção.

O cenário evidenciou a dependência do país no transporte de carga rodoviário.

O setor é responsável por 60% do que é transportado no país, de alimentos a combustíveis a automóveis. A malha rodoviária é usada para o escoamento de 75% da produção no país, segundo o levantamento Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral, de 2018.

Os motivos para esta dependência são históricos e práticos. Para especialistas, entretanto, esse tipo de cenário tem desvantagens econômicas e foge do padrão mundial.

Em muitos outros países de extensões territoriais grandes, incluindo os “rodoviaristas” Estados Unidos, há uma participação bem maior das ferrovias no leva e traz de cargas.

Quando se olha para o ranking mundial de volume de carga transportada sobre trilhos, o Brasil está em posição de destaque, com 460 milhões de toneladas anuais. É o quinto maior do mundo.

 

 

Por Camilo Rocha

Veja também

‘Candeias já decidiu, quer Eriton Ramos prefeito’, diz Cacá Leão em convenção

Na convenção do PP de Candeias, na noite desta última sexta-feira (2), o secretário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!