A paralisação de caminhoneiros em todo o Brasil, iniciada na segunda-feira (21), trouxe consequências imediatas para o abastecimento e escoamento da produção.
O cenário evidenciou a dependência do país no transporte de carga rodoviário.
O setor é responsável por 60% do que é transportado no país, de alimentos a combustíveis a automóveis. A malha rodoviária é usada para o escoamento de 75% da produção no país, segundo o levantamento Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral, de 2018.
Os motivos para esta dependência são históricos e práticos. Para especialistas, entretanto, esse tipo de cenário tem desvantagens econômicas e foge do padrão mundial.
Em muitos outros países de extensões territoriais grandes, incluindo os “rodoviaristas” Estados Unidos, há uma participação bem maior das ferrovias no leva e traz de cargas.
Quando se olha para o ranking mundial de volume de carga transportada sobre trilhos, o Brasil está em posição de destaque, com 460 milhões de toneladas anuais. É o quinto maior do mundo.
Por Camilo Rocha