As principais pesquisas sobre o humor do brasileiro em relação ao presidente Lula da Silva (PT) têm mostrado, de forma consistente segundo o colunista Matheus Leitão, da Veja, uma queda na aprovação do presidente e do seu terceiro governo.
Ao contrário do que apontaram analistas, as pesquisas estão mostrando de forma coerente uma maior dificuldade do governo ao longo dos últimos meses.
E isso não seria exagero, segundo Leitão.
Levantamentos do Ipespe/Febraban, por exemplo, revelam que o saldo da aprovação de Lula (percentual que aprova menos o que desaprova) caiu de 9%, em dezembro de 2023, para 6%, em abril de 2024.
O quadro apontado pela CNT/MDA é ainda pior.
Mostra que, entre setembro do ano passado e maio deste ano, o saldo saiu de 16% para apenas 7% nesses 8 meses (veja tabela abaixo).
Nesta semana, a Genial/Quaest mostrou a mesma tendência. Entre dezembro de 2023 e maio de 2024, o saldo saiu de folgados 11 pontos percentuais para apertados três.
Não à toa, acendeu a luz amarela no Palácio do Planalto. É o que contaram para a coluna de Matheus Leitão auxiliares de Lula e do PT nesta semana.