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segunda-feira 10 de junho de 2019 às 10:53h

Por Previdência, governo adia campanha publicitária de pacote anticrime de Moro

DESTAQUE, POLÍTICA


O governo Jair Bolsonaro (PSL) adiou para agosto o lançamento da campanha publicitária pela aprovação no Congresso do pacote anticrime do ministro Sergio Moro (Justiça). A Secretaria de Comunicação (Secom) havia programado para quarta-feira (12) uma cerimônia para apresentar as peças publicitárias, mas, a pedido da Casa Civil, o evento foi cancelado.

Tão logo a campanha foi anunciada, na semana passada, os articuladores políticos do Palácio do Planalto receberam recados de que a ofensiva poderia ter impacto direto na tramitação da reforma da Previdência. De acordo com líderes partidários ouvidos pela reportagem, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegou a indicar que, se o governo levasse adiante a ideia de usar o apelo publicitário para pressionar o Legislativo, ele paralisaria o andamento da Previdência e avançaria apenas com o projeto de Moro, conforme a Folha de São Paulo.

Auxiliares do presidente Jair Bolsonaro também sondaram aliados do governo no Congresso. Ouviram que não há clima para duas pautas polêmicas serem analisadas simultaneamente. Parlamentares alinhados ao Planalto disseram que era preciso fazer uma escolha entre a Previdência e o pacote anticrime. Com a decisão do governo de adiar a campanha, Moro sofre mais um revés.

Após sucessivas derrotas, a mais recente envolvendo o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), o ministro havia intensificado sua agenda política para tentar acelerar a tramitação da proposta no Congresso. No último dia 16, Moro foi, inclusive, à residência oficial de Maia para pedir o apoio ao avanço do projeto na Casa. Em recentes conversas com parlamentares, o ministro chegou a dizer que, se dependesse de sua vontade, o pacote seria aprovada pelo Congresso ainda neste semestre. A proposta de Moro está sendo analisada por um grupo de trabalho na Câmara e ainda não começou a tramitar formalmente.

Orçada em R$ 10 milhões, a campanha é assinada pela agência Artplan e levaria para a televisão casos reais e depoimentos de vítimas de violência. As peças publicitárias também falariam do combate à corrupção e do enfrentamento a organizações criminosas.

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