segunda-feira 22 de abril de 2024
Home / DESTAQUE / Por falta de quórum, mais de 60% das sessões da AL-BA não ocorrem
domingo 6 de janeiro de 2019 às 10:01h

Por falta de quórum, mais de 60% das sessões da AL-BA não ocorrem

DESTAQUE, POLÍTICA


Segundo levantamento realizado pelo jornal Correio, quase 60% das sessões ordinárias realizadas pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) no ano passado terminaram por falta de número mínimo de deputados no plenário. Dos 98 encontros, 57 terminaram por não haver quórum suficiente, de um terço dos 63 deputados estaduais – a quantidade mínima para a continuidade de uma sessão é de 21 parlamentares. Outras 12 reuniões terminaram por não haver orador.

Ou seja, a sessão era discursiva, mas foi finalizada por não ter mais parlamentares inscritos para falar, segundo publicou o jornal Correio. Assim, do total, 29 encontros terminaram com pelo menos o número mínimo de deputados no plenário – menos de um terço das sessões realizadas em 2018, último ano da 18ª legislatura.

Eleição 2018

A quantidade de sessões finalizadas por falta de quórum, em ano eleitoral, gerou críticas de deputados, especialmente da oposição. A queixa era que diversos deputados trocaram a Assembleia pelo interior para intensificar contato com as suas bases.

O maior volume de sessões derrubadas por falta de quórum foi no primeiro semestre. Nos 15 primeiros encontros, por exemplo, 14 terminaram por não ter quantidade suficiente de deputados.

Veja também

Governo Lula cria novo feriado nacional; Entenda

A data já era considerada feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1,2 mil …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas