segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Divulgação/Seinfra
Home / DESTAQUE / Ponte Salvador-Itaparica tem proposta para ser batizada de ‘Maria Felipa’
quinta-feira 11 de novembro de 2021 às 06:51h

Ponte Salvador-Itaparica tem proposta para ser batizada de ‘Maria Felipa’

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A indicação de projeto ao governo do estado aumentou as chances de a ponte Salvador-Itaparica ganhar a denominação de “Maria Felipa”, em homenagem a uma das principais lideranças femininas na vitória sobre Portugal pela Independência do Brasil.

Segundo o jornal A Tarde, o projeto visa praticar justiça reparadora ao fortalecer a memória da guerreira de raiz africana, reconhecida por historiadoras como a mulher capaz de organizar batalhões de outras moradoras da ilha de Itaparica para atacar os portugueses.

Entre as estratégias de mobilização, como não dispunham de armas convencionais, as itapariquenses teriam utilizado-se de folhas de plantas de efeito incômodo, como cansanção, com as quais surraram os “gajos” (Portugueses), depois de atraí-los em locais ermos.

A iniciativa de nomear a ponte de Maria Felipa partiu da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, da Câmara de Vereadores de Salvador.

-Este projeto é de suma importância tendo em vista a necessidade de valorização dos heróis e heroínas nacionais, das lutas abolicionistas, da história e da representatividade do povo negro, dando ênfase à participação feminina, que geralmente sofre tentativa de apagamento”, explica a vereadora Marta Rodrigues, autora do projeto.

A resistência proporcionada pelas ações de Maria Felipa e suas companheiras de luta vem sendo atualizada no Brasil contemporâneo devido à necessidade de repudiar a misoginia e o racismo praticados ilegalmente inclusive por autoridades federais.

A reivindicação pelo reconhecimento da importância da marisqueira e pescadora Maria Felipa de Oliveira partiu da Coordenação Nacional de Entidades Negras, entre outros movimentos sociais.

Oportunidade de emprego

A obra deve ter duração de 4 anos e deve gerar sete mil empregos diretos. O consórcio já disponibiliza um local para receber os currículos dos profissionais, entre eles engenheiros, encarregados, técnicos, operários e muitos outros.

Por isso, com o objetivo de transmitir para toda a sociedade informações amplas e qualificadas sobre o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica, a Concessionária responsável pelo projeto colocou no ar um site institucional onde foi criada também uma área em que profissionais interessados em trabalhar na obra podem enviar seus currículos para o processo seletivo com diversos tipos de vagas.

Clique no link abaixo e encaminhe seu cv:

https://www.pontesalvadoritaparica.com.br/contato.html

Veja também

Ministro defende ‘gestos’ para atrair eleitores de Bolsonaro

Responsável pelo Bolsa Família, uma das principais vitrines da gestão petista, o ministro Wellington Dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas