O governador Jerônimo Rodrigues afirmou, nesta última quarta-feira (7) conforme a Salvador FM, que está otimista com o ritmo do andamento do projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Em entrevista concedida durante ato de lançamento do programa de qualificação profissional para a Bahia, o chefe do Executivo também revelou ter feito uma reunião na terça (6) para tratar de readequação do contrato com o consórcio chinês responsável pela execução das obras.
“Estou muito otimista, é um contrato grandioso, então você tem que olhar sempre com o cuidado necessário. O serviço de sondagem está indo em um ritmo bom, o serviço técnico está andando. Ontem, tivemos uma reunião durante a tarde inteira para readequar as mudanças do valor. Claro, foi um valor assinado em 2020, depois da pandemia o dólar subiu, houve alta de cimento, mão de obra, aço, a bolsa de valores puxou para cima. Eu compreendo que tenha que ter uma adequação do valor”, admitiu.
Nesse contexto, Jerônimo disse esperar que as obras tenham início já no próximo ano. “Espero que a gente consiga adequar o que o consórcio quer, sempre respeitando o que o jurídico orienta. Quem sabe, no início do próximo ano, a gente possa ver o início da ponte”, indicou.
Sondagem
No início de julho deste ano, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou o começo de uma nova etapa nos procedimentos de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica. O serviço, que já aconteceu à beira-mar e em águas rasas, avançou para águas profundas e foram iniciadas as perfurações nos trechos que possuem de 10 a 60 metros de profundidade da Baía de Todos-os-Santos. A nova fase começou do lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.