Mais de 16,3 milhões de passageiros de entrada e saída e 3,26 milhões de veículos passaram pelo porto de Zhuhai da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau (HZMB) em 2023, respectivamente 1,29 e 3,8 a vezes mais do que em 2019, mostram os dados oficiais.
Grupos de turistas constituíram o principal fluxo de passageiros no ano passado através da ponte, a mais longa travessia marítima ponte-túnel do mundo, informou na terça-feira a estação de controle de fronteira da ponte.
Os dados mostram que, em 2023, mais de 45 mil grupos turísticos do continente viajaram de e para a Região Administrativa Especial de Hong Kong e a Região Administrativa Especial de Macau através da ponte. Os residentes em Hong Kong e Macau efetuaram um recorde de quase 10 milhões de visitas ao continente através da ponte.
Em 2023, o maior fluxo de passageiros em um único dia pela ponte chegou a 115 mil, atingindo um novo recorde desde que a ponte entrou em operação, observou um funcionário da estação.
A ponte de 55 km liga Hong Kong da China, à cidade de Zhuhai, no sul da Província de Guangdong, e a Macau. Trouxe enormes oportunidades e benefícios para a Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.