64 parlamentares já oficializaram a sua migração para outros partidos; até o momento, o PL foi o partido que mais ganhou parlamentares: 35
Políticos que pretendem trocar de partido político antes das antes das eleições têm apenas até sexta-feira (1º) para fazê-lo sem perder o mandato por infidelidade partidária. Esse período é a chamada janela partidária, que começou em 3 de março e termina no dia 1º de abril.
Como mostramos, 64 parlamentares já oficializaram a sua migração para outros partidos. Até o momento, o PL de Valdemar Costa Neto foi o partido que mais ganhou parlamentares: 35. O Republicanos recebeu 12 deputados e o PP, sete.
Com as entradas e saídas de congressistas, o PL soma hoje 68 deputados federais. Mas a tendência é que o partido termine o período da janela partidária com 70 parlamentares. Amanhã, o ex-líder do governo na Câmara Vitor Hugo (GO) vai assinar a sua ficha de filiação ao partido. Os dados também não incluem o ministro de Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (RS), que também migrou para o PL, mas está licenciado de seu cargo na Câmara.
Também mostramos que, para os dirigentes partidários, interessa ter o maior número de deputados, pois é a partir daí que, com base na lei eleitoral, se define o montante do fundo partidário de cada sigla.
Como já noticiamos, presidentes de partidos estão sendo pressionados por deputados a liberarem suas bancadas na corrida presidencial deste ano. Com a polarização e a dificuldade de a Terceira Via se impor, poucos querem se atrelar a algum candidato, tentando garantir, assim, com a tal neutralidade, votos de todos os lados nos estados.