sábado 25 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Políticos, caminhoneiros e oficiais de Justiça poderão portar armas
quarta-feira 8 de maio de 2019 às 08:44h

Políticos, caminhoneiros e oficiais de Justiça poderão portar armas

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (8) amplia consideravelmente o porte de armas para um conjunto de 20 profissões, informa o jornal O Globo.

A autorização vale, por exemplo, políticos eleitos, servidores públicos que trabalham na área de segurança pública, caminhoneiros, oficiais de justiças, profissionais de imprensa que atuam em coberturas policiais, agentes de trânsito, entre outras categorias. Também são contemplados os moradores de propriedades rurais e os proprietários e dirigentes de clubes de tiro.

De acordo com o texto publicado, as categorias listadas não precisarão comprovar “efetiva necessidade” para justificar a solicitação à Polícia Federal. O Estatuto do Desarmamento, de 2003, prevê, porém, que os pedidos precisam ser acompanhados de comprovação de aptidão técnica, capacidade psicológica, ausência de antecedentes criminais e comprovação de necessidade “por exercício de atividade profissional de risco” ou que representem ameaça à integridade física.

Na terça-feira, durante a assinatura do decreto, Bolsonaro afirmou que o governo foi “no limite da lei” . Segundo ele, o decreto “não passa por cima da lei” e “não inventa nada”, mas foi até o limite máximo englobado pelo Estatuto.

Veja também

Paraná Pesquisas: rejeição ao governo Lula é maior do que a aprovação

Novo levantamento do instituto Paraná Pesquisas mostra que a rejeição ao governo do presidente Lula …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas