segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/TV Record
Home / NOTÍCIAS / Policiais e delegados se unem contra tentativa de controle de inquéritos
quinta-feira 2 de setembro de 2021 às 17:48h

Policiais e delegados se unem contra tentativa de controle de inquéritos

NOTÍCIAS


Um ‘jabuti’ (emenda num projeto alheia ao assunto principal) na PEC 32, da reforma administrativa que tramita na Câmara dos Deputados, uniu policiais e delegados e a grita conjunta deu resultados conforme a coluna Esplanada.

O relator-deputado Arthur Maia (PSD) incluiu parágrafo que dava poderes ao diretor-geral da PF de escolher delegados para investigações, driblando a lei e uma regra interna da corporação. Seria uma clara ingerência do Governo nos inquéritos. Ele recuou.

“Da forma como está o texto, coloca-se dentro da reforma administrativa o controle total do Governo sobre quem vai investigar casos relacionados a questões institucionais. Isso é o início do fim da autonomia investigativa que sempre tivemos”, disse Luís Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais.

“Essa nova inclusão no texto, permitindo a distribuição de inquéritos por parte do Diretor-Geral, é um absurdo. O ocorre hoje é uma distribuição técnica, onde concorrem os delegados daquela área específica. Novamente o texto da reforma fragiliza a atuação técnica que a Polícia Federal sempre privilegiou”, cravou o presidente da Associação Nacional dos Delegados de PF, Edvandir Paiva.

Veja também

Selic no fim de 2025 passa de 14,00% para 14,75%, projeta Focus

A mediana do relatório Focus para a Selic no fim de 2025 passou de 14,00% …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!