A Polícia Militar do Paraná informou nesta quarta-feira (17) que investiga se um dos relógios da marca Rolex apreendidos durante uma prisão pertence ao ex-deputado Abelardo Lupion, pai do deputado federal que presidente a Frente Parlamentar Agropecuária, Pedro Lupion. Em outubro passado, segundo Luísa Marzullo, do O Globo, a fazenda de Aberlardo foi invadida por criminosos que roubaram pertences — entre eles, o artefato de ouro. Segundo a corporação, o pai do parlamentar reconheceu um dos relógios, mas a confirmação só será possível após a realização da perícia.
Na noite da última segunda-feira (15), a Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima referente a comerciantes que estariam tentando vender dois relógios Rolex por R$ 70 mil e sem comprovação de procedência. Neste contexto, a corporação foi até a residência dos suspeitos que são irmãos de 43 e 25 anos.
O mais velho tem antecedentes criminais: foi condenado por homicídio em 2017, motivo pelo qual estava de tornozeleira eletrônica. O equipamento de monitoração, contudo, foi coberto com papel-alumínio para dificultar sua localização.
A equipe fez buscas e localizou, além dos relógios, 51 gramas de maconha, um carregador de pistola e dez munições. De acordo com os suspeitos, o roubo teria sido cometido por uma terceira pessoa e que eles estariam apenas negociando os objetos. Os dois foram detidos.
Em outubro de 2023, a fazenda de Abelardo Lupion e Denise Lupion foi invadida. Na ocasião, o casal foi amarrado no pé de uma cama enquanto os suspeitos roubaram a residência durante o período de uma hora. O ex-deputado chegou a ser agredido e uma de suas costelas foi fraturada.
Além do relógio, os criminosos roubaram uma coleção de facas, joias e nove armas da propriedade.