terça-feira 7 de maio de 2024
Foto: Divulgação/PF
Home / NOTÍCIAS / Polícia Federal realiza Operação Simulatum em cidades ao norte da Bahia
quarta-feira 14 de setembro de 2022 às 06:52h

Polícia Federal realiza Operação Simulatum em cidades ao norte da Bahia

NOTÍCIAS


Uma organização criminosa especializada em falsificação de documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Identidade (RG) e de fraudes no Auxílio Brasil, FGTS e Auxílio Emergencial, é alvo da Operação Simulatum, deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira (14) em Juazeiro, norte da Bahia.

Mais de 50 policiais, com a participação do Grupo de Pronta Intervenção-GPI da SR/BA, cumprem dois mandados de prisão preventiva, cinco mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão, na Bahia e em Pernambuco. Os municípios não foram informados.

De acordo com a PF, as investigações iniciaram a partir de uma série de prisões em flagrantes de pessoas usadas pelo grupo criminoso a fim de realizarem saques de benefícios em nome de terceiros com documentos falsos, bem como o uso destes em face de órgãos federais, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal. Segundo a apuração, com as fraudes relacionadas à comercialização de CNH, estima-se que os suspeitos causaram cerca de R$ 5 milhões, já em relação às fraudes nos benefícios assistenciais, o prejuízo calculado é de aproximadamente R$ 2 milhões.

Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa (art. 2º da Lei 12.850/13), Estelionato Majorado (art. 171, §3º), Falsidade de Documentos Públicos (art. 197) e Uso de Documentos Falsos (art. 304), cujas as penas somadas pode chegar a 24 anos de reclusão. A operação foi batizada Simulatum, expressão latina que significa “simulado”, à qual remete ao caráter fraudulento e intencional dos desvios de valores identificados no curso das investigações.

Veja também

Neymar enviou um avião com 2 toneladas de suprimentos para a população no RS atingida pela enchente

A influenciadora digital Tata Estaniecki agradeceu Neymar pela ajuda ao Rio Grande do Sul. Neymar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas