sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: PF
Home / DESTAQUE / Polícia Federal deflagra operação para identificar financiadores do 8 de janeiro
segunda-feira 8 de janeiro de 2024 às 07:40h

Polícia Federal deflagra operação para identificar financiadores do 8 de janeiro

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda a 23ª fase da Operação Lesa Pátria para cumprir 48 mandatos judiciais com objetivo de identificar pessoas que financiaram e fomentaram os ataques contra as sedes dos Três Poderes em Brasília em 8 de janeiro de 2023, no dia em que os atentados completam um ano.

Expedidos pelo STF, os 46 mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva são no Distrito Federal e nos estados do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins e Santa Catarina.

O ministro Alexandre de Moraes determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados — cujas identidades ainda não foram divulgadas. A estimativa é que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar a 40 milhões de reais.

De acordo com a PF, “os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

“As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas”, informou a corporação em nota, na manhã desta segunda.

Veja também

Funcionários têm medo de revelar uso de IA para seus chefes

Quase metade dos trabalhadores sente desconforto em admitir para seus chefes que utiliza inteligência artificial (IA) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!