O novo coronavírus (COVID-19) segue modificando o cotidiano de todo o mundo. Na área da saúde, a crise sanitária continua. A parcela da população que dispõe de planos de saúde passam por momentos atípicos, pois algumas operadoras não estão prestando o serviço de forma adequada. O deputado estadual Capitão Alden, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia, afirma que tem recebido diversas queixas de policiais militares e demais servidores públicos do estado da Bahia, que não estão conseguindo fazer o exame para detectar a COVID-19 pelo Planserv.
De acordo com o parlamentar, o Planserv não atende a resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que prevê a inclusão do exame para detecção de coronavírus no rol de procedimentos obrigatórios para os planos de saúde. O deputado Capitão Alden declara que o Governo do Estado não pode se omitir de suas obrigações em hipótese alguma, principalmente, em plena pandemia. “Os servidores do estado merecem respeito. O Planserv não pode negar o exame para detecção da COVID-19, isso é inadmissível”, pontua Alden.
Segundo o deputado Capitão Alden, o Planserv deve apresentar esclarecimentos sobre as denúncias dos servidores públicos. O representante do legislativo estadual afirma que a população necessita saber, o que ocorre de fato com o plano de saúde para ter essa postura atípica e os profissionais precisam de uma solução. “Aguardo um posicionamento do Planserv, pois estamos tratando de denúncias graves e que podem comprometer vidas”, afirma Alden.