O Planejamento Estratégico 2020-2024 estabelecido pelo Tribunal de Contas dos Municípios tem aprimorado o desempenho e estimulado a produtividade de seus servidores, tornando mais eficiente o processo de acompanhamento, orientação e fiscalização das administrações municipais. Das metas e objetivos fixados no documento para o ano de 2022, 81% foram cumpridos.
O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (23/02) pelo Comitê de Servidores encarregado pelo monitoramento da implementação das ações previstas no “Planejamento Estratégico 2020-2024”, que festejou os resultados. Os números, “demonstram o comprometimento dos membros do TCM e de todos os seus servidores na execução do planejamento e no cumprimento de metas e objetivos – com de produtividade e de efetividade do trabalho – de modo a contribuir e incentivar as administrações municipais a melhorar a prestação de serviço à população”.
O comitê destacou também o empenho da direção do TCM – e em especial do presidente da Corte, conselheiro Plínio Carneiro Filho – na coordenação de todo o trabalho e no acompanhamento. E destacou os investimentos na atualização, qualificação e especialização do corpo técnico, como também na aquisição de novas ferramentas tecnológicas que modernizaram processos de trabalho e garantiram mais segurança.
O percentual de 81% das metas e objetivos cumpridos em 2022, repete, praticamente, o mesmo percentual do ano anterior – que já foi motivo de comemoração, de acordo com o comitê de monitoramento. Isto porque, estes números revelam que o TCM tem aumentado a sua produtividade, eficiência e efetividade na execução dos seus deveres constitucionais. E, consequentemente, com um trabalho mais qualificado de fiscalização e especialmente de orientação, tem contribuído para melhorar a prestação de serviços à sociedade por parte das administrações municipais.
Para os integrantes do comitê de avaliação, os bons resultados relevam a qualidade do planejamento e o interesse dos servidores, que foram responsáveis pela elaboração do documento de compromisso e agora são responsáveis pela execução das ações, para que os objetivos sejam alcançados. Mostram também a liderança dos dirigentes do TCM, especialmente do presidente, conselheiro Plínio Carneiro Filho, que tem estado à frente de todo o processo, e se empenhado na modernização da instituição.