Integrantes do Palácio do Planalto entraram em ação segundo a coluna de Lauro Jardim, no O Globo, para tentar reverter o veto à filiação de Damares Alves no PTB de Roberto Jefferson. Na tarde de terça-feira (15), aliados de Jair Bolsonaro (PL) ligaram para Kassyo Ramos, novo secretário geral do PTB, para marcar uma nova rodada de conversas afim de costurar uma alternativa para que a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos se filie no partido e dispute o Senado pelo Amapá.
Damares foi anunciada por Jair Bolsonaro na última quinta-feira como uma das ministras que deixará o governo até 31 de março para concorrer as eleições deste ano, mas seu nome enfrenta resistência no PTB. O secretário-geral da sigla chegou a dizer que não queria a ministra na legenda, que ela deveria procurar outro partido para se filiar.
Sem o PTB, Damares passou a flertar novamente com o Republicanos, partido qual já vinha mantendo um diálogo desde o ano passado. Em um breve encontro na semana passada, no Palácio da Alvorada, ela avisou Marcos Pereira que deseja marcar a data de sua filiação ao Republicanos. Porém, de acordo com a coluna, a nova investida do Planalto pode mudar os rumos da ministra.