O Palácio do Planalto confirmou na tarde desta quarta-feira que o presidente Lula da Silva (PT) vai participar de duas agendas em Santa Catarina, nesta sexta-feira (9).
Caso não seja cancelada até lá, esta será a primeira visita do petista ao estado comandado pelo governador bolsonarista Jorginho Mello (PL) neste terceiro mandato, que ocorrerá exatos 586 dias após sua posse. Até o momento, ele também não visitou Acre, Goiás, Rondônia e Tocantins, como mostrou o Radar em junho.
Às 10h, Lula deverá comparecer à cerimônia de inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, que tem 50 quilômetros de extensão e, segundo o governo federal, é a maior obra do gênero em andamento na América Latina.
A construção tem pistas e quatro túneis duplos e seis acessos por trevos, que proporcionarão uma alternativa ao tráfego da BR-101. O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Rafael Vitale, também estarão no evento.
A partir das 15h, o presidente deverá participar do lançamento da primeira de quatro fragatas previstas no programa Fragatas Classe Tamandaré, executado pela Marinha, em Itajaí, no thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul.
O navio, um F200, será batizado como Vera Brennand, nome da esposa do ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e deve ser incorporado à Marinha em 2025. As demais embarcações estão previstas para entrega gradual nos próximos quatro anos: a Jerônimo Albuquerque em 2026, a Cunha Moreira em 2027 e a Mariz e Barros em 2028.