segunda-feira 29 de abril de 2024
Foto: Reprodução/EBC
Home / DESTAQUE / PIB do Brasil surpreende e cresce 1,9% no primeiro trimestre
quinta-feira 1 de junho de 2023 às 09:23h

PIB do Brasil surpreende e cresce 1,9% no primeiro trimestre

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre do ano, quando comparado ao trimestre anterior, na série com ajuste sazonal. Frente ao mesmo período de 2022, o PIB cresceu 4,0%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o PIB subiu 3,3% ante os quatro trimestres imediatamente anteriores.

Em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre de 2023 totalizou 2,6 trilhões de reais, sendo 2,2 trilhões de reais referentes ao Valor Adicionado (VA) a preços básicos e 317,1 bilhões de reais aos Impostos sobre Produtos líquidos de Subsídios.

Houve alta na Agropecuária (21,6%) e nos Serviços (0,6%) e estabilidade na Indústria (-0,1%). Entre as atividades industriais, houve queda em Construção (-0,8%) e Indústrias de Transformação (-0,6%). Já os desempenhos positivos ocorreram em Indústrias Extrativas (2,3%) e Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (1,7%).

Nos Serviços, houve crescimento em Transporte, armazenagem e correio (1,2%), Intermediação financeira e seguros (1,2%) e Administração, saúde e educação pública (0,5%), além de variações positivas no Comércio (0,3%) e Atividades imobiliárias (0,3%). Por outro lado, houve quedas em Informação e comunicação (-1,4%) e em Outros serviços (-0,5%).

Nos acumulado em quatro trimestres, todas as atividades industriais apresentaram crescimento: Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (9,4%), Construção (5,3%), Indústria da Transformação (0,6%) e Indústrias Extrativas (0,5%).

Nos Serviços, houve resultados positivos em todas as atividades: Outras atividades de serviços (9,1%), Transporte, armazenagem e correio (7,5%), Informação e comunicação (5,7%), Atividades imobiliárias (2,8%), Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (1,8%), Comércio (1,8%), Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (0,7%).

Veja também

Ministro defende ‘gestos’ para atrair eleitores de Bolsonaro

Responsável pelo Bolsa Família, uma das principais vitrines da gestão petista, o ministro Wellington Dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas