O governador Wellington Dias (PT-PI) é alvo da Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (27). Agentes foram à residência do petista para cumprir mandado de busca e apreensão.
A corporação investiga crimes de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e fraude em licitação na Secretaria de Educação do Estado. A suspeita é que tenha ocorrido desvios de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate).
São cumpridos 12 mandados, em Teresina-PI e no Distrito Federal.
Transporte escolar
As fraudes investigadas seriam relacionadas a licitações e contratos de transporte escolar. Pelo menos R$ 50 milhões teriam sido desviados por empresários e agentes públicos que teriam atuado em conjunto. Os crimes ocorreram entre 2015 e 2016.
Segundo o site local Cidade Verde, “há indícios de que as mesmas empresas já atuam em fraudes licitatórias em dezenas de municípios do Piauí desde 2008. As análises apontam que o modelo criminoso foi utilizado para contratos de locação de veículos por outras secretarias e órgãos do Governo do Estado do Piauí e por dezenas de municípios do interior”.