A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira (7) quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão contra pessoas que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro, nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao todo, são três mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva na quinta fase da Operação Lesa Pátria. De acordo com a PF, o objetivo da ação é identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram a invasão e depredação dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF.
Nas fases anteriores, a PF cumpriu 16 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão. Segundo a corporação, a Operação Lesa Pátria é permanente e mantém investigações em curso.
Na última sexta-feira, a PF cumpriu outros três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão contra envolvidos nos atos golpistas. Na ocasião, o empresário Lucimario Benedito Camargo, mais conhecido como Mário Furacão, foi detido em Goiás. Já William Ferreira, ex-policial militar e ex-candidato a deputado, foi preso em Porto Velho, em Rondônia.
De acordo com a PF, os suspeitos são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.