A pesquisa Datafolha, realizada nos dias 19 e 20 de março de 2024, mostra que as Forças Armadas se mantêm na primeira colocação como instituições mais confiáveis entre as dez avaliadas. O índice de pessoas que disseram confiar muito subiu 3%, passando de 34% em setembro de 2023 para 37% na última pesquisa.
O levantamento foi realizado com mais de duas mil entrevistas, em 147 municípios de todas as regiões do Brasil. O público entrevistado é a população acima de 16 anos de idade. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Pesquisas em 2023
Quatro pesquisas de opinião realizadas em 2023 apontaram que as Forças Armadas são líderes na confiança dos brasileiros. Os levantamentos foram realizados pelo IPEC (julho), QUAEST (agosto e dezembro) e DATAFOLHA (setembro).
A primeira pesquisa foi divulgada pelo IPEC em julho e apontou que as Forças Armadas possuíam Índice de Confiança Social de 66% e ocupavam a 5ª posição entre as instituições. O levantamento também mostrou que, nos últimos cinco anos, as Forças Armadas apresentaram um nível médio de confiança de 68,6%.
Já a pesquisa da Consultoria e Pesquisa QUAEST apontou que as Forças Armadas seguem em posição de destaque no ranking das instituições. Foi atingido nível de confiança de 74%. O levantamento foi realizado entre 10 e 14 agosto, com o objetivo de medir o nível de confiança dos brasileiros nas instituições. Nessa pesquisa, a avaliação das Forças Armadas foi ainda melhor, ocupando a 3ª posição, duas acima da pesquisa IPEC de julho. Os dados da pesquisa QUAEST também indicam a manutenção da média histórica da confiança dos brasileiros nas Forças Armadas acima de 70%.
No dia 15 de setembro de 2023, foi divulgada a pesquisa Datafolha. Sobre a confiança nas Forças Armadas, de acordo com a pesquisa, 34% dos brasileiros confiam muito; 44% confiam um pouco; e 21% não confiam. A soma dos índices de confiança (confia muito e confia um pouco) mostra que as Forças Armadas chegam ao expressivo número de 78%, dois a mais que na última aferição de 2021. O índice de 34% dos brasileiros que confiam muito nas Forças Armadas posiciona a Instituição como a mais confiável do País. As Forças Armadas possuem também o segundo menor índice de desconfiança entre as instituições, conforme o Datafolha.
Já em dezembro de 2023, em reportagem publicada pelo O Globo, foi divulgada a pesquisa da QUAEST sobre índices de confiança da sociedade acerca das instituições de segurança. Apesar de a missão principal das Forças Armadas, segundo a Constituição Brasileira, ser a Defesa da Pátria, elas são empregadas na Segurança Púbica em casos excepcionais e de forma transitória. As Forças Armadas obtiveram o maior índice de confiabilidade para a segurança pública, com 44% dos entrevistados expressando que confiam totalmente. Além de liderarem o ranking de confiabilidade total, as Forças Armadas atingiram índice de 72% considerando a confiança total e parcial.
Em dezembro de 2023, a última pesquisa realizada no ano passado pela QUAEST mostrou que a confiança nas Forças Armadas cresceu ao longo do ano, ocupando o primeiro lugar da confiança total dos brasileiros entre as instituições pesquisadas.
As pesquisas mostram que a população brasileira mantém o Exército Brasileiro entre as instituições mais confiáveis. Esse resultado pode ser atribuído ao trabalho desenvolvido pelos nossos militares em todo o território nacional.