A nova pesquisa “What Worries the World?”, feita pela Ipsos, revela as maiores preocupações de cidadãos em 27 países. Segundo a média global, a “inflação” é o maior problema social, com 32% das menções. Foi a primeira vez que a alta de preços ficou no topo das aflições da população mundial.
Em seguida, aparecem “pobreza e desigualdade social”, com 31% de menções, e “desemprego”, com 29%. O estudo questionou ainda a percepção dos entrevistados em relação aos rumos de suas nações. Em média, 63% dos cidadãos afirmam que seu país está no caminho errado. Em contrapartida, 37% acreditam viver num país que está tomando o rumo certo.
No recorte brasileiro, a maior preocupação é com a “pobreza e desigualdade social”, presente em primeiro lugar para 41% dos respondentes. Em seguida, vem “saúde”, mencionada por 34%. “Inflação” aparece na terceira posição, com 33%.
Os índices de confiança econômica apontam pessimismo dos brasileiros: 79% concordam que a situação da economia no Brasil está ruim. Cerca de 70% acreditam que o país está no caminho errado, contra apenas 30% que pensam o contrário.
Sobre a pesquisa
A Ipsos entrevistou 19.000 pessoas entre 25 de março de 2022 e 3 de abril de 2022, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil. Também participaram da pesquisa, cidadãos da Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Peru, Polônia, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Turquia e Estados Unidos.
Sobre a Ipsos
A Ipsos é uma empresa de pesquisa de mercado independente, presente em 90 mercados. A companhia, que tem globalmente mais de 5.000 clientes e 18.130 colaboradores, entrega dados e análises sobre pessoas, mercados, marcas e sociedades para facilitar a tomada de decisão das empresas e das organizações. Maior empresa de pesquisa eleitoral do mundo, a Ipsos atua ainda nas áreas de marketing, comunicação, mídia, customer experience, engajamento de colaboradores e opinião pública. Os pesquisadores da Ipsos avaliam o potencial do mercado e interpretam as tendências. Desenvolvem e constroem marcas, ajudam os clientes a construírem relacionamento de longo prazo com seus parceiros, testam publicidade e medem a opinião pública ao redor do mundo. Para mais informações, acesse o nosso site.