Através de nota, o PCdoB afirmou que compreende que nos debates sobre o método de escolha das candidaturas deve sempre levar em conta a opinião dos diversos partidos e o sentimento da militância e dos movimentos, reforçando o caráter democrático dos processos decisórios.
A nota assinada pelo presidente estadual do PCdoB Gerado Galindo e pelo presidente municipal da sigla Jurandir Júnior, destaca ainda a trajetória da deputada comunista no processo da disputa de 2024. Confiram a nota na íntegra:
O PCdoB compreende que nos debates sobre o método de escolha das candidaturas devemos sempre levar em conta a opinião dos diversos partidos e o sentimento da militância e dos movimentos, reforçando o caráter democrático dos processos decisórios. O PCdoB aprovou, em Conferência Municipal no mês de outubro, o nome de Olívia Santana para a prefeitura de Salvador, posição referendada na Conferência Estadual.
Para nós, a deputada estadual mais votada da cidade, quadro dos mais destacados da esquerda baiana, seria o melhor nome para fazer o enfrentamento contra a direita representada pelo carlismo, argumento que sempre usamos nos posicionamentos públicos, nos debates na Federação Brasil da Esperança, com os demais partidos da base aliada e com o governador.
Com o afunilamento no processo de definição, o governador Jerônimo Rodrigues, coordenador da estratégia eleitoral do nosso campo, concluiu que o melhor caminho para a disputa é com o nome do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, formulação encampada pelo Conselho Político do Governo. Diante do quadro, o PCdoB, em nome da unidade do campo de sustentação do governo do estado e ciente de sua responsabilidade política, retira a candidatura de Olívia Santana e passa a apoiar o candidato Geraldo Júnior.
Ainda no sábado, o Diretório Municipal do Partido Social Democrático (PSD) de Salvador, presidido pelo vereador Edvaldo Brito, emitiu uma nota oficial em apoio à pré-candidatura de Geraldo Júnior à prefeitura de Salvador. Leia na íntegra:
Nota do PSD
O PSD de Salvador, através do seu Diretório Municipal, informa a retirada da sua indicação de candidatura própria à Prefeitura de Salvador, do líder do PSD na Câmara dos Deputados, deputado federal Antonio Brito, escolhida pelos seus membros e pela sua militância política.
Manifestamos apoio à decisão do conselho político liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no qual fomos representados pelo presidente estadual do partido, o senador Otto Alencar, em que foi escolhida a pré-candidatura apresentada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) à Prefeitura de Salvador, do vice-governador Geraldo Júnior.
Nos próximos dias, o PSD de Salvador reunirá seus membros, militantes e apoiadores políticos para formalizar essa decisão, com a entrega, ao pré-candidato do MDB, escolhido pelo governador Jerônimo Rodrigues, do plano de governo elaborado pelo PSD, após quatro seminários ocorridos em 2023, em que se discutiram as diretrizes sobre a educação, saúde, assistência social, tributação e mobilidade urbana em Salvador.
Edvaldo Brito
Vereador e Presidente Municipal do PSD em Salvador